RELEVÂNCIA SOCIAL – o papel da AFIP
Tendo a pesquisa como base, a AFIP desenvolveu soluções de serviços em saúde com alto impacto social, proporcionando mais qualidade de vida à população atendida pelo setor público.
- Foram criados Institutos, com significativa contribuição social
- Foram firmadas parcerias públicas e privadas para oferecer saúde de alta qualidade, com a utilização de equipamentos de última geração
- É realizado atendimento predominante do público SUS nos exames para transplantes
- Com atendimento especializado, pessoas com doenças neuromusculares têm hoje um aumento expressivo na expectativa de vida
Ações e Institutos AFIP
Referência em serviços de saúde, a Afip Medicina Diagnóstica foi um dos primeiros laboratórios brasileiros a receber a certificação de Acreditado Pleno da ONA, Organização Nacional de Acreditação. Realiza, em uma área de 2 mil m2, cerca de 5,5 milhões de exames por mês, com capacidade instalada para até 6 milhões.
O IGEN – Instituto de Imunogenética – tem por objetivo atuar com excelência na realização de exames de compatibilidade imunológica e no desenvolvimento de pesquisas científicas em Imunogenética e Imunologia dos Transplantes. Realiza exames para qualquer tipo de transplante de órgãos, destacando-se os de rim. Em nível mundial, é o laboratório que realiza o maior número de exames para transplantes de rim e em pacientes em lista de espera de transplante renal. Além disso, atua nos testes de compatibilidade de doadores aparentados de medula óssea e junto ao Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o REDOME, programa do Ministério da Saúde, sediado no Instituto Nacional do Câncer. É cadastrado pelo Ministério da Saúde e contratado pelo SUS para realizar os exames necessários para transplantes de órgãos e tecidos.
+55 11 2101-7100 |
Rua Loefgreen, 1235
Vila Clementino São Paulo – SP |
|
O TDN – Instituto de Tratamento de Doenças Neuromusculares – atua no atendimento de complicações respiratórias decorrentes de enfermidades como as distrofias musculares, a Esclerose Lateral Amiotrófica e a Síndrome Pós-Poliomielite e oferece aos usuários do SUS acesso ao BiPAP, equipamento de ventilação mecânica não-invasiva. A equipe, composta por médicos e fisioterapeutas, orienta pacientes e familiares, realiza avaliações respiratórias e acompanha os portadores de doenças neuromusculares, inclusive por meio de visitas domiciliares. O tratamento especializado gera melhora na qualidade de vida desses pacientes chegando a aumentar em até 10 anos a expectativa de vida.
+55 11 5082-3238 |
Rua Dr. Diogo de Faria, 508
Vila Clementino São Paulo – SP |
|
A AFIP foi qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) no âmbito estadual em 2010, o que permitiu a celebração de um contrato para gestão do CEAC Norte – Centro Estadual de Análises Clínicas da Zona Norte – no mesmo ano. São 30 unidades usuárias, sendo 12 hospitais com laboratório de urgência e emergência, seis AMEs e 12 unidades de captação. A AFIP realiza cerca de 12.882.880 exames/ano de análises clínicas provenientes de aproximadamente 2.669.700 pacientes SUS atendidos anualmente.
Av. Voluntários da Pátria, 4301
Prédio 12 | Santana São Paulo – SP |
|
O CEAC Sul – Centro Estadual de Análises Clínicas da Zona Sul é composto por 22 unidades que englobam 1 NTO central, 11 hospitais com urgência e emergência, 7 AMEs e 3 unidades de captação. A AFIP realiza cerca de 9.000.000 exames/ano de análises clínicas provenientes de aproximadamente 1.300.000 pacientes SUS atendidos anualmente.
Av. Nossa Sra. do Sabará, 234
Jardim Bélgica São Paulo – SP |
|
O CAC Guarulhos é composto por 103 unidades que englobam 4 hospitais com laboratório de urgência/emergência, 69 unidades básicas de saúde, 6 centros de apoio psicossocial, 10 centros de referência especializados, 9 unidades de pronto atendimento, 4 presídios e 1 casa de coleta. A AFIP realiza cerca de 4.200.000 exames/ano de análises clínicas provenientes de aproximadamente 605.040 pacientes SUS atendidos anualmente.
R. São José do Paraiso, 100
Parque das Nações Guarulhos – SP |
|